Hoje devido ao uso de várias redes sociais como Whatsapp e Facebook fica fácil compartilhar algo em massa, ainda mais tratando-se de algo muito íntimo como fotos e vídeos. Será que quem faz a foto e/ou o vídeo tem culpa ao ter sua intimidade muito exposta na Internet?
Várias vezes vemos manchetes de artistas que tiveram fotos vazadas, ainda mais de mulheres, devido a algum ataque hacker ou algum compartilhamento de um ex-namorado. Ações como essas podem prejudicar a carreira de alguém famoso, mas será que se tivesse evitado o botão "Enviar" ou até mesmo o botão da "Câmera" seria melhor? Não seria viável evitar fotografar partes íntimas ao invés de estar sujeito a compartilhamentos e mais compartilhamentos infligindo sua vida profissional e pessoal?
Além de artistas e famosos, pessoas comuns estão sujeitas a este tipo dano e um bom instrumento para compartilhar a privacidade é o Whatsapp que em mãos erradas consegue espalhar rapidamente, sendo de amigo em amigo, em um ciclo interminável. Até em escolas é possível ver absurdos iguais a este.
Algumas vítimas de sua própria privacidade tentam através de ações judiciais punir quem compartilhou/compartilha suas fotos/vídeos mas dificilmente conseguem conter os compartilhamentos em geral pois não existe um ou dois sites para compartilhar mas, sim, vários (milhares, milhões).
Antes de compartilhar uma foto ou vídeo, mesmo que não seja íntimo, veja os danos que podem causar e no caso de algo muito íntimo é melhor não fazer. Seja consciente e debata sobre o post.



Nenhum comentário:
Postar um comentário